Documento sem título

Qual a diferença da Carga Fracionada e carga fechada?

19.MAI.21

CARGAS FECHADAS E FRACIONADAS

vamos falar o que é carga fracionada? É aquele tipo de carga cuja mercadoria está sendo transportada por diferentes remetentes e para destinatários distintos. E, ao contrário da carga de lotação, um caminhão que transporta carga fracionada na maioria das vezes leva mercadorias de modelos variados em tamanho, peso e material.

Quer saber mais sobre o tema? Então, fique com a gente. Neste artigo, vamos:

– falar em detalhes sobre o que é carga fracionada e carga FECHADA e como eles funcionam;

– explicar as principais diferenças desses dois tipos de transporte;

– listar os benefícios e as desvantagens de cada um deles.

O que é e como funciona o transporte de carga fechada, na prática?
Diferentemente da carga fracionada, o transporte de carga fechada usa apenas um veículo e a entrega é direta ao destinatário. Dessa forma, não há necessidade de preparar e/ou separar o produto em um armazém. Com a burocracia reduzida, as entregas tendem a ser mais rápidas em relação às demais.

Por conta disso, geralmente, os gestores logísticos optam por esse tipo de transporte em caso de entregas urgentes, clientes que precisam de uma particularidade específica, mercadorias excepcionalmente volumosas ou que necessitam de equipamentos especiais para carga e descarga.

Mas não é só isso. Neste tipo de carga, geralmente os produtos transportados são insumos e grãos. O custo do frete ainda depende muito da disponibilidade de veículos

E agora como é feito o transporte de cargas fracionadas?
O transporte fracionado é aquele que carrega diferentes tipos de mercadorias de remetentes e destinatários distintos. Seu funcionamento costuma se basear quatro grandes etapas.

COLETA

Nesse momento do processo, os veículos urbanos de carga da transportadora se dirigem até as dependências do remetente para buscar as mercadorias a serem despachadas. Em seguida, eles levam a carga até o armazém da transportadora região.

TRIAGEM E ENCAMINHAMENTO

Após receber as mercadorias no armazém, a transportadora, com sua equipe operacional, deverá distribuir as cargas em lotes, de acordo com as rotas. Por exemplo: lote 1 – cargas para RJ, lote 2 – cargas para SP, lote 3 = cargas para MG e por aí vai.

Depois dos lotes de mercadorias já terem sido separados, eles são embarcados em veículos maiores – geralmente em carretas – para seguir viagem até o Centro de Distribuição da transportadora

SEPARAÇÃO

Logo quando chega ao Centro de Distribuição da transportadora ou parceiro na região de destino, o veículo de viagem deve ser descarregado. A equipe do armazém, em seguida, vai separar as cargas em lotes de acordo com as rotas de entrega, seguindo a mesma lógica da organização feita na triagem. Por exemplo: lote 1 = cargas para o interior, lote 2 = cargas para bairros a, b, c, d, lote 3 = cargas para os bairros e, f, g.

Esses lotes de cargas, depois de serem organizados para entrega, são carregados nos veículos de entrega.

ENTREGA

Uma vez carregados os veículos de entrega eles seguem até o destino final. Em trânsito, os caminhões devem necessariamente seguir o plano de viagem e cumprir as entregas de acordo com a rota estabelecida.

Confira as principais diferenças entre as duas modalidades de carga lotação e fracionada
De maneira geral, a carga fracionada representa uma parcela dos produtos que ocupam um caminhão. Por outro lado, a carga lotação (carga fechada) preenche totalmente um veículo ou precisa ser transportada sozinha. Nesse segundo caso, a transportadora realiza a entrega indo diretamente ao destino, sem a necessidade de efetuar outras entregas ao longo do percurso.